quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Cream cheese de kefir / iogurte grego [sem ovos][sem glúten]

"Kefir ou quefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles."

Embora seja um produto feito com leite e eu seja intolerante à lactose, metabolismo da colônia de micro-organismos consome a lactose, tornando o produto da fermentação um alimento com baixo teor de lactose. Para mim, é um produto seguro a ser consumido, mas isso é minha experiência pessoal. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano

Momento CAPS LOCK: SE VOCÊ TEM ALGUMA DESORDEM RELACIONADA AO CONSUMO DE PRODUTOS LÁCTEOS, SEMPRE CONSULTE SEU MÉDICO/NUTRICIONISTA. 

Essa é a maneira que eu mais gosto de consumir o kefir de leite. Como o produto da fermentação é um pouco ácido, fica perfeito para fazer esse queijinho. Fica uma delícia com tomatinhos cereja, manjericão e a focaccia que eu ensinei a fazer aqui na semana passada!

Ingredientes:

- 400mL de iogurte/leite kefirado 
- 1 filtro para café descartável
- 1 suporte para filtro de café
- 1 pote para coletar o soro
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
- Ervas de sua preferência

Modo de preparo:




Despeje o iogurte de kefir em um filtro para café descartável, devidamente encaixado em seu suporte e com um potinho embaixo.

Deixe o iogurte dessorando por pelo menos 6 horas. Quanto mais tempo o iogurte ficar dessorando, mais denso será o resultado final do queijo cremoso.

Retire o conteúdo que ficou no filtro de papel e tempere com sal, azeite e ervas a gosto. Eu temperei apenas com sal e azeite, para ter uma base mais neutra para sanduíches. Na realidade, sem nenhum tempero,é uma excelente base neutra que pode ser temperado de acordo com a sua imaginação.

Se deixado bem durinho e sem sal, pode ser consumido como iogurte grego. Fica excelente batido com frutas!

Se bem armazenado, o cream cheese pode durar até uma semana na geladeira, mas por segurança procure consumir em até 3 dias, por isso a receita foi elaborada para uma pequena quantidade.

Obs: Há inúmeras receitas que podem ser feitas com o soro que foi coletado no processo, mas isso é papo para um outro post. Dessa vez, usei o soro+água para deixar o feijão de molho, pois me falaram que ajuda o feijão a cozinhar mais rápido, mas aí não sei se é verdade!


Referências:

Kefir. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir>. Acesso em 05/12/2016.

3 comentários:

  1. Que legal!! Nosso site tem um cadastro de doadores de vários Probióticos Naturais em todo o Brasil: Kefir de Leite, Kefir de Água, Cáspio (Caspian Sea Yogurt - CSY), Viili, Filmjölk, Bulgaricus, Amasi, Skyr, Kombuchá e Jun. Acesse o site, encontre o seu Estado, encontre o doador mais próximo de você e entre em contato com ele. Site: http://www.probioticosbrasil.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo seu comentário!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir