quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Precisamos falar sobre o ágar

O que é o ágar?  O ágar é um composto fortemente gelatinoso extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas que consiste em uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina. Essas substâncias ocorrem como carboidrato estrutural na parede das células.


É muito utilizado dentro da culinária vegana e vegetariana como um substituto da gelatina. Mas então afinal, por que eu resolvi fazer esse post? Porque nas casas de produtos naturais existem dois tipos de ágar culinário em pó e eu comprei o tipo ERRADO para a preparação que eu estava criando e resultado: ficou horrível!!!

Existem dois tipos de ágar em pó que são vendidos nas casas de produtos naturais:

- O claro, que tem a função de gelatina. É esse tipo que devemos comprar para dar consistência a receitas de mousses, gelatinas vegetais e etc.




- O escuro (que eu comprei por engano, #xatiada). Depois eu perguntei para o funcionário da loja qual era o uso dele e ele disse que as pessoas usam para misturar a sucos. Ele é escuro, tem um gosto forte e deixou minha mousse com consistência de areia, uma tragédia!!!

O ágar para receitas deve ter uma aparência clara, que varia do branco ao bege, isso significa que ele é mais puro e servirá apenas como espessante, não modificando o sabor!!! Só compre o ágar se ele tiver essa apararência que eu mostrei, se ele aparentar ser esverdeado ou acinzentado, não leve, será só decepção!!!

                   Você tem alguma experiência interessante com o ágar culinário? Eu vou adorar saber, deixe seu comentário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário