sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Quibe assado de abóbora com quinoa [sem glúten][sem lactose][sem ovo][vegano][sem leite]

Resolvi testar essa receita do site Panelinha Saudável e ficou maravilhoso! Serve tanto como prato principal (6 porções) tanto como acompanhamento (9 porções). 




É um prato muito nutritivo, porém não tão rico em proteínas quanto eu imaginava (calculei pelas informações nutricionais da abóbora e da quinoa, cada porção tem mais ou menos 4% das necessidades proteicas de um adulto, um filé de frango médio possui em torno de 40%) , então caso use como prato principal, sugiro consumir com alimentos mais proteicos como a combinação arroz e feijão, ou milho e ervilha.

Segue a minha versão dessa receita delícia

Ingredientes:

– 250g de abóbora cozida e amassada (usei abóbora sergipana)
– 80g de quinoa
– 1/2 cebola picadinha
– Sal a gosto 
– Tempero verde picadinho a gosto (usei salsinha)
– Azeite de Oliva a gosto
– Pimenta branca e do reino a gosto. Além da pimenta, usei um pouquinho de cominho, acho que combina muito com abóbora.


– Opcional: Uma ou duas colheres de sopa fécula de batata ou farinha de grão de bico para dar liga (não usei). No lugar, usei aveia, que em teoria não contém glúten, porém pessoas com desordens relacionadas ao glúten devem ficar atentos a possíveis contaminações cruzadas.
- Opcional 2: tinha umas sementes de abóbora dando sopa e salpiquei por cima para dar um tchan!

Obs: Pode-se usar qualquer tipo de abóbora

Modo de preparo: 

Primeiramente coloque a abobora para cozinhar. Eu tiro as sementes da abóbora e corto em pedaços grandes e cozinho com a casca e tudo, pois acho abóbora um vegetal muito díficil de descascar, hahaha.
Em uma panela separada, cozinhe também a quinoa. Quando ambas estiverem cozidas, retire da água e drene a água. Eu deixei escorrer bem a água da quinoa em uma peneira, pois gosto de um resultado mais sequinho.

Amasse a abóbora (amassei com casca no espremedor de batatas, viva a praticidade!), adicione a quina e os demais ingredientes. Vá experimentando até chegar ao ponto de tempero que você gosta.
Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno médio (pré aquecido), por 30 minutos e pronto!

Bom apetite!

Um comentário: