sábado, 4 de fevereiro de 2017

Kefir de água - um guia básico [kefir][probiótico]

Os grãos de Kefir de água são pequenos, translúcidos ou caramelos (dependendo do açúcar que você usa) e tem a aparência de micro cristais. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e continuam crescendo indefinidamente.


Grãos de Kefir

Preparar o Kefir de Água é super simples. Os grãos são cultivados em água adoçada com açúcar ou rapadura (nunca use mel, ele tem propriedades microbicidas que irão matar o seu kefir). As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar, crescendo e tornando a solução de água com açúcar rica em compostos benéficos para a saúde e com o probiótico em si.

Como toda bebida fermentada, a cultura de kefir de água produz uma quantidade pequena de álcool, que varia de 0.5% a 0.75%, dependendo o tempo de fermentação e a quantidade de açúcar. Quando fermentado suco de frutas, que possuem mais açúcar a quantidade de álcool sobre para 0.9% a 1% (infelizmente não consegui a fonte dessa informação).

Como eu consumo o kefir?

                   Eu prefiro com 24 horas, pois prefiro um sabor mais suave, inclusive eu não bebo puro, procuro misturar com suco natural de frutas.

Preparando o seu cultivo:



1.          Para o primeiro uso, use um pote de vidro bem limpo. Escalde o pote com água fervendo e deixe esfriar. Eu faço a fervura do pote 1X por semana,
2.          Adicione 1 colher se sopa de açúcar mascavo e dissolva bem com água mineral ou água filtrada (não use água quente, ela irá matar o seu kefir)

Açúcar mascavo
3.          Complete até o volume de  400-500mL com água filtrada ou mineral.


4.          Adicione os grãos de Kefir – cerca 1-2 colheres (sopa) para cada 500mL de água.


5.          Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 12 e 72 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. (arrume um lugarzinho no seu armário).  


Obs.: Se for preparar uma quantidade menor, basta utilizar quantidades proporcionais de açúcar e kefir.

 * Importante salientar aqui que, quanto maior a temperatura ambiente mais rápido irá fermentar e ainda que quanto mais tempo fermentando menos doce ficará. Faça suas experiências e veja qual o melhor método (tempo X quantidade de grãos X temperatura) é melhor para o seu paladar. 

1.          Depois de fermentar, coe os grãos de kefir. Armazene o líquido fermentado em um recipiente com tampa, na geladeira. O líquido dura com segurança por 3 dias sob refrigeração.
2.          Retorne os grãos para um recipiente com uma nova água de açúcar para reiniciar o processo.

Esse processo é chamado de primeira fermentação, quando a água com açúcar é fermentado em contato com os grãos de kefir. Existe um processo chamado de segunda fermentação, em que o líquido sem os grãos é adicionado a um novo meio de cultivo (normalmente suco), para a produção de bebidas gaseificadas.

Cuidados gerais:

1.      Nunca lave os grãos de kefir, isso retira a camada de proteção dos grãos e prejudica seu crescimento.
2.      Escalde o pote de cultivo pelo menos uma vez por semana.
3.      Utilize utensílios de plástico. Caso use de metal, tenha certeza abosluta que o item é 100% inox. Metais como alumínio e cobre podem matar o seu kefir e a madeira é uma fonta de contaminação.
4.      O papel toalha/voal não é obrigatório, pois o kefir não precisa "respirar". Entretanto ele produz gases durante o processo que podem fazer o pote "explodir" caso o mesmo esteja fechado.
5.      Ainda em relação ao papel toalha/voal, é fundamental que o seu kefir esteja protegido do ambiente, em especial das moscas-da-fruta, que podem ver o seu cultivo como um  local para despositar seus ovos (ECAAAAA!)
6.    Caso ainda tenha dúvidas, sugiro o grupo do Facebook "Amigos do Kefir Oficial". Eles me ajudaram muito e serei eternamente grata a eles.

♥♥♥

Adaptado de: https://www.temperando.com/2016/04/kefir-de-agua-como-cultivar


Nenhum comentário:

Postar um comentário