terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Focaccia [sem ovos][sem leite]

Essa é uma receita que, embora seja demorada, pelas pausas que a massa demanda para crescer, é muito fácil e o sucesso é garantido.


A receita original é com farinha de trigo convencional, mas pode-se tranquilamente usar até 50% de farinha integral. Mais do que isso, a massa fica muito pesada, não cresce e o pão fica duro.

No caso de hoje, usei 1/3 de farinha de trigo integral e 2/3 de farinha de trigo branca convencional.

O perfume do alecrim pela casa é maravilhoso!!!

Vamos começar!!!

Ingredientes

- 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco*
- 1 colher de chá de mel
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de água morna
- Folhas de 1 ramo de alecrim
- Sal grosso à gosto

* Não é fermento para bolo!!! Normalmente é encontrado nos supermercados próximo à àrea dos pães.

Modo de preparo:

Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Acrescente o fermento e faça um buraco no centro dos ingredientes secos. Despeje a água, o mel e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Misture bem.  Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove-a por 10 minutos até ficar macia e elástica.

Coloque a massa em uma tigela untada, cubra e deixe em local morno por mais ou menos 1 hora, até dobrar em tamanho.



Soque e amasse por mais 2-3 minutos. Neste meio tempo, pré-aqueça o forno a 220°C. Abra a massa em um círculo grande (eu fiz quadrado mesmo) de cerca de 1 cm de espessura e transfira-a para uma assadeira untada. Pincele com o azeite restante. 


Espalhe sobre a massa com o alecrim e o sal grosso, pressionando levemente (para não cair tudo depois de assar!).  Com o dedo faça impressões na massa. Cubra-a com plástico transparente untado e deixe crescer em um local morno por 30 minutos. Remova o plástico e asse por 20-30 minutos até que esteja dourada. 

Sirva morna, com azeite comum ou aromatizado, tomatinhos com manjericão, tapenade e o que mais sua imaginação permitir!!!

Bom apetite!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário